terça-feira, 31 de maio de 2011

Chronos - Tema de Ballet 1 e 2 ano


Chronos é o deus que personifica o tempo no aspecto cronológico. Como um ato metafórico para mostrar que é impossível fugir ao tempo e que todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos por ele, Chronos devorava seus filhos.
Nessa coreografia, trabalharemos “brincando” com os compassos musicais, representando de forma simples o tempo criado por Chronos.



Por Aninha Barboza - Professora de Ballet

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Coreografia Final - Agradecimento


Quando fechamos o tema do espetáculo imaginei para coreografia final a música do filme Zorba o grego, não tem quem não conheça.
No ano retrasado, no espetáculo Diwali, preparei para a coreografia final um bollywood super divertido, o público adorou ver todos os alunos e professores dançando juntos no palco.
Então para este ano convidamos o Paulo Sertek que é diretor do grupo grego Zorbás para um workshop especial aos participantes do espetáculo, será no dia 02 de outubro domingo. Conheci o trabalho do Paulo há 13 anos atrás no Festival de Danças Folclóricas Internacionais, muito show!!
Trabalhei a música mixando duas versões, o Paulo já aprovou então, mãos à obra!




Por Lêda Toda - Sócia Proprietária e diretora do Espetáculo Sophia e a Dança dos Deuses

sábado, 28 de maio de 2011

Deuses do Olympo - Ballet 5 ano


Os deuses mais importantes viviam eternamente em um local que chamavam de Olympo.
Passavam seus dias e horas em maravilhosos palácios em constantes festas. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos. Nem mesmo os ventos, a chuva ou a neve perturbavam a placidez e a tranqüilidade dos deuses eternos e bem-aventurados.


Por Symone Coelho - Professora de Ballet Clássico

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Ira de Hera - Tema de Contemporâneo



A Fúria de Hera retrata o momento em que ela descobre que fora traída por Zeus. Tomada por essa fúria, Hera passa a viver num grande conflito, onde tenta assimilar e entender os motivos de Zeus, mas com seu ego ferido, se revolta e pensa num plano para se vingar. Para compor esse enredo, escolhi uma música que trouxesse uma carga dramática forte e ajudasse os bailarinos a sentir a angústia vivida pela personagem central.


Por Aninha Barboza - Professora de Contemporâneo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artemis e Apolo - São os temas de Contemporâneo e Pilates


A música escolhida para a coreografia do Espetáculo Sophia  dos alunos do curso técnico de Consciência Corporal e Pilates  que irão representar  Artemis a Deusa da Natureza e  Apolo Deus Sol é Zambesi do Cd Egypt e a escolhemos porque tem sons de floresta e natureza e ainda uma voz masculina que inspira o Deus Sol para integrar o pilates em cenicamente. 




quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dionísio - Tema Dança de Salão


Dionísio um Deus que gosta de festas, vinhos e mulheres, fica com o peso de ser um Deus e ao mesmo tempo gostar dos prazeres humanos. As tentações são muitas, e embora ele tente manter a linha séria, acaba caindo sempre na farra. 
Para retratar isso, a música escolhida tem uma junção de seriedade, no início, como se fosse algo religioso, e termina como um samba, onde tudo vira festa.


Por Juliana Sanches - Professora de Dança de Salão

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dionísio


"A flauta que tenho na mão, é a flauta de Dionísio, o deus grego da alegria. Ela tem poderes mágicos. Quem ouve sua música, fica alegre e se põe a dançar, ela desperta os instintos.
Porque a dança é coisa que se faz com o corpo inteiro.
Por muitos séculos a flauta esteve enterrada.
Desde Sócrates, quando a razão triunfou sobre o instinto.
Foi nesse momento, quando a flauta foi enterrada, que a decadência do mundo grego começou.
...as palavras para mim são música. Eu as uso como quem toca um instrumento, porque elas são belas, porque elas são diáfanas pontes coloridas sobre coisas eternamente separadas.
As minhas palavras,  pertencem as mundo do deleite e da fruição.
Faço isso porque acredito que a alegria e a beleza são divinas.
São elas que dão ao homem o poder de contemplar e viver a tragédia sem serem destruídos por ela.
Foi assim que os gregos triunfaram sobre a tragédia: eles a transformaram em beleza.
Acredito em um deus sim, um deus que dança!
Agora estou leve! Agora eu vôo! Agora um deus dança através de meu corpo."

(extraído de “Ecce Hommo” e “Assim falou Zaratustra” de F. Nietzche)

Por Myrlaine Zoldan – professora de Música – Curso Técnico

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PREPARATIVOS – ESPETÁCULO 2011!!

O tema: Sophia e a Dança dos Deuses. Sob olhar da Mitologia Grega.

Sabem como chegamos ao tema deste ano? Num brainstorm feito na reunião geral dos professores em dezembro. A partir daí o prof Auderley iniciou a sua pesquisa. Ele é bom nisso! Teve a ajuda da profª Myrlaine que chegou cheia de inspiração!

Na última sexta fizemos alguns testes de luzes e cenário. Nossa, já estou imaginando o espetáculo...a criatividade fica a mil! Este ano nosso espetáculo de outubro acontecerá no Teatro Ewa Vilma na Vila Carrão, gente, não é puxando sardinha não, mas o teatro é liindo! O palco é um sonhooo! A infra é tudo de bom!

Nosso cenário será feito através de animações em projeção no ciclorama (fundo branco do palco).

Na nossa reunião de eventos todas as novidades em relação ao espetáculo não poderiam ser melhores, estamos de vento em popa afinal não é que maio chegou? Agora restam apenas 6 meses!

Reciclagem Professora Dana El Fareda

A professora Dana fez alguns cursos em Viçosa e gostaria de compartilhar com você...
Acesse o link e saiba um pouco mais: http://danaelfareda.blogspot.com/


Por Dana El Fareda - Professora de Danças Árabes

sábado, 21 de maio de 2011

Relação Mestre- Discípulo

Antigamente quando uma pessoa buscava os caminhos do yoga, procurava um mestre, e ansioso por conhecimento enfrentava o primeiro desafio ser aceito como discípulo pelo mestre escolhido. O segundo desafio era a superação do seu ego assim abriria espaço para enxergar apenas sua identidade transcendental. Não era uma tarefa para qualquer um aprender sobre amor, obediência,  desapego e a humildade apenas para a busca da autotranscedência.

Aos corajosos cabia a aceitação pelo seu mestre que se dedicava em examinar, buscar identidade e a qualificação, pois tudo que era aprendido podia ser usado tanto para o bem quanto para o  mal.
Nem todos os que aspiram os caminhos do yoga estão dispostos a perceber sua natureza egoíca. Afinal o que está adormecido nem sempre é percebido. Como a transmutação da largata em borboleta sem sacrifícios interiores, sem yamas(código de ética), e niyamas(código para a vida espiritual), é impossível perceber essa transformação lenta, porém necessária.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Todos devem assistir esse vídeo ao menos uma vez!!!



Esse vídeo complementa a experiência que a turma do Curso Técnico teve nas ultimas aulas de teatro. Pode parecer um pouco dramático, mas é interessante..


Por Didi Françoso – professora de Teatro e Consciência Corporal

Gaia - A mãe Terra

Um dos temas do DOC este ano, para o Espetáculo Sophia é Gaia – A mãe Terra.

Quando eu recebi esse tema, comecei a pesquisar bastante, mas o mais difícil foi encontrar uma música que expressasse o que eu tinha em mente. Comecei a ouvir varias musicas, desde música clássica até rock! Essa é uma das facilidades do DOC, não precisamos ficar presas a um estilo de música.

Acabei encontrando uma musica linda do mestre Yanni! Que não por acaso é grego...
Eu sou fã de seus trabalhos, já havia coreografado uma musica dele, e para quem não conhece, aí vai um pouquinho de informação sobre este compositor:
Nascido em Kalamatra, costa Mediterrânea, em 1954, segundo de três filhos em uma família que passava muito tempo em contato com a música, tocando e cantando juntos. Seus pais propiciaram à Yanni uma típica vida grega, ele cresceu nadando, pescando e indo para a escola como qualquer outra criança de sua cidade. Yanni nasceu para compor músicas, ele começou a tocar piano aos 6 anos de idade porem se recusava a fazer as lições clássica. Simplesmente ouvia as musicas e buscava reproduzi-las no piano.

A música não é seu único talento, em 1969 quebrou o recorde Nacional Grego de natação na modalidade homens, 50 metros, nado livre. Apesar desse sucesso, ele escolheu o caminho da música e hoje divide com o mundo seu talento.

Sua infância na Grécia e o amor por sua terra natal deu a Yanni a inspiração para compor a musica Santorini, que foi a minha escolhida para a coreografia de Gaia!

Esta versão está no cd “Yanni live at the Acropolis” que além desta tem muitas outras musicas lindas.


Por Fernanda Payão - sócia proprietária e professora de DOC

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Para as meninas que iniciaram a ponta!

Olá Meninas,
O 1º semestre está voando e no 2º, a correria é sempre muito maior, em especial por conta do espetáculo. Sendo assim, aconselho as meninas que iniciarão o trabalho de pontas a não perder tempo e já pesquisar qual seria a melhor opção para o seu tipo de pé, e também para o bolso!
Aqui vão algumas dicas de sites que poderão auxiliar:
Qualquer dúvida, podem me procurar.
Abraços,
Aninha Professora de Ballet, Jazz e Contemporâneo

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dica: Espetáculo Objeto Gritante


Para vocês que gostam de dança contemporânea e querem conhecer um pouco mais da metodologia de William Forsyte, assistam este espetáculo. O diretor é um brasileiro que por vários anos foi primeiro bailarino da Cia Forsyte. O trabalho da Siameses na minha opinião é um dos consistentes no Brasil. Eu recomendo! Podemos inclusive marcarmos de ir num grupo para depois debatermos sobre o que acharam. 
Abraços, Aninha